PRÁTICAS RESTAURATIVAS
São procedimentos e atividades proativas que podem colaborar para a prevenção e na resolução positiva de conflitos em geral, contribuindo para evitar a violência e garantir o desenvolvimento de boas relações no espaço escolar. (Fonte: www.mpsp.mp.br)
Há uma metodologia específica para cada tipo de conflito, garantindo-se tanto o foco na prevenção como na restauração das relações.
A Ampliar Talentos capacita escolas e educadores em projetos restaurativos através de palestras e projetos customizados que incluem neurociência e mudança de mindset para escolas do século 21.
FORMATOS PARA CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES
CÍRCULOS: através de workshop e supervisão, sensibilizamos e treinamos os educadores nas diversas linhas de círculos proativos e reativos, ensinando quando e como utilizá-los, de acordo com a idade das crianças envolvidas, a partir de neurociência.
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS PARA EDUCADORES E ALUNOS: de acordo com a necessidade da escola, desenvolvemos projeto em que os diversos atores podem e devem ser envolvidos nesta metodologia.
COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA: com a cultura da paz como pano de fundo, apresentamos este processo capacitando educadores e alunos para sua aplicação prática. Podemos oferecer também no formato de palestra.
CONSULTORIA: entendemos que algumas escolas chegam às práticas restaurativas após questões já instaladas, como por exemplo, de bullying. Nestes casos oferecemos também intervenções específicas.
PERGUNTAS FREQUENTES
Qual a diferença entre educadores e escolas que trabalham com práticas restaurativas dos demais? Diferente da abordagem tradicional, em que há a preocupação em identificar os culpados e deter ou punir os envolvidos em algum conflito na escola, ao se trabalhar com práticas restaurativas coloca-se foco na compreensão do que aconteceu, dando voz aos envolvidos e a possibilidade de construção de uma solução ou reparação, com real engajamento das crianças envolvidas no acordo realizado.
Quais os benefícios de se trabalhar com práticas restaurativas? Há muitos benefícios, desde a prevenção de conflitos com construção de relações saudáveis e espírito de comunidade, compreensão e fomento da cultura da paz, melhora da comunicação e dos conflitos entre educadores-escola-alunos-pais, assim como atuação em conflitos estabelecidos produzindo diminuição de comportamentos prejudiciais que podem levar a bullying e outras questões na escola.
Que tipo de escola ou educador pode atuar com práticas restaurativas? Qualquer pessoa ou instituição que estiver comprometida com um ensino de qualidade para o século 21, que queira contribuir para o desenvolvimento de cidadãos protagonistas e responsáveis, com espírito colaborativo pode e deve engajar-se nesta nova abordagem.
Como posso desenvolver práticas restaurativas? A Ampliar Talentos desenvolve projetos customizados para as necessidades de cada escola e treina grupos de educadores interessados em ir além em sua capacitação e postura profissional. Para mais informações, por favor, entre em contato.